SOBRE

Na atualidade, vivemos um mundo cada vez mais globalizado, as informações transitam numa velocidade assustadora. Para tanto, é inevitável a incessante busca pelas alternativas como os enfoques Psicopedagógicos: áreas de atuação cognitiva, afetiva, social e educativa. É um grande desafio promover eventos em tempos de crises, principalmente com tais dimensões, pois temos a certeza que traremos contribuições aos estudantes e profissionais que atuam nas áreas da Educação, Educação Especial e Inclusiva e da Psicopedagogia, como busca de alternativas que possam promover a inclusão das diferenças, respeitando a diversidade de cada um.
Estas ações, por sua natureza, compõem um conjunto de práticas, de inter-relações e de situações que não podem ser pensadas separadamente, pois as Ciências, o Homem e a Sociedade exigem convergências. Nessa perspectiva,a inclusão conjuga esforços entre as várias instâncias sejam inter, multi e/ou transdisciplinar para que os profissionais possam apreender conteúdos e práticas para lidar com a DIVERSIDADE educativa e social.
O evento se configura como relevante à medida que possibilita discutir ações efetivas e significativas no município de Feira de Santana e região, questões relacionadas aos processos inclusivos, problemas e as dificuldades de aprendizagem. A realização de eventos acadêmico-científicos dessa natureza ilustra a nítida responsabilidade assumida pelas instituições, além fomentar a pesquisa, consolidar seus espaços de produção do conhecimento e de socialização de saberes produzidos nas áreas, potencializando a reflexão da realidade e as trocas de experiências articuladas entre seus integrantes.
Por isso, as ações psicopedagógicas, aqui pensadas como práticas de intercâmbio no âmbito da comunidade científica, escolar, familiar e social, visam promover as múltiplas comunicações e a partilha que envolve grupos de diferentes unidades de ensino como: Universidades Públicas, Faculdades Particulares, Secretarias de Educação e Organizações Governamentais e não-Governamentais que atentem aos sujeitos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Assim sendo, a proposta é mobilizar a comunidade feirense, é lançar a semente, o debate e o intercâmbio de ideias, de produções científicas e de troca de experiências dos profissionais envolvidos com as questões do processo ensino e aprendizagem, como constante busca de integração e compartilhamento de saberes e consolidam práticas que promovam inclusão social através da ação psicopedagogia.

OBJETIVOS
Essas trocas de experiências se darão em diferentes momentos: nas conferências e mesas redondas proferidas por estudiosos da área.
ü     Socializar estudos e pesquisas nas áreas dos processos inclusivos, problemas e dificuldades de aprendizagem sob o enfoque da Psicopedagogia;
ü     Divulgar e articular o desenvolvimento da pesquisa na região considerando reflexões e debates voltados à Psicopedagogia;

ENTIDADES ORGANIZADORAS
Núcleo de Pós-Graduação Gastão Guimarães
O Núcleo de Pós-Graduação Itabuna/BA (NPGI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário